visioboard-Artboard-1

Vision Board ou Painel Criativo: ferramenta para visualizar projetos

Vision Board (painel de visualizações) é uma ferramenta extraída originalmente da lei da atração. É inclusive usado por nomes como Oprah Winfrey, Steve Harvey e Octavia E. Butler. Porém, devo começar esclarecendo que não vamos focar no misticismo da coisa, mas no que essa ferramenta tem de prático. Isso porque ela é muito semelhante ao que usamos no design na etapa de criação de projetos, o Painel Criativo. 

Em design o objetivo é basicamente criar um mapa ilustrado do que será o projeto. Para isso perguntamos aos nossos clientes quais as palavras chaves (adjetivos, sentimentos e/ou conceitos) que eles gostariam que fossem reconhecidos no projeto. Em seguida escolhemos formas, cores e imagens que representem visualmente essas palavras, assim podemos guiar nossas ideias e ações até as melhores soluções, principalmente para comunicação. 

Painel Criativo de construção da marca da Duale Comunicação

Você pode usar esse mesmo conceito para concretizar projetos que não são necessariamente profissionais. Vamos supor que você deseja escrever um livro, por exemplo. Provavelmente você se imagina criando a história (os personagens, os lugares, etc), o livro sendo publicado, exibido na prateleira de uma livraria, pessoas lendo seu livro e apreciando a história. Enfim, quando você tem um sonho/projeto sua mente cria imagens que geram sentimento e a técnica de vision board permite que você estimule seu cérebro a lembrar disso tudo provocando a motivação certa que guia suas ideias e ações até a realização. 

Como criar um vison board

1. Liste seus projetos, metas, planos, sonhos e determine um espaço de tempo.

Recomendamos que você seja o mais objetiva e honesta possível aqui, vamos ilustrar melhor nos exemplos a seguir, mas a ideia é que você enumere objetivos que te façam sentir bem. Uma boa prática é se fazer a seguinte pergunta: Porque realmente quero isso? Se a resposta mais sincera que você pensar tem haver com ideias irreais os distorcidas sobre uma realidade imposta por terceiros, ou seja, que te faça querer isso para aprovação dos outros melhor analisar e repensar esse plano. 

2. Pesquise imagens, texto, ilustrações e/ou frases que representem esses sonhos, te inspirem e que provoque em você o sentimento de realização e alegria em construir o caminho até realizar esse sonho/projeto. 
3. Escolha onde esse painel ficará a vista.

Seu painel pode ser físico, para isso você pode imprimir e colar em uma parede mesmo. Ou digital, nesse caso recomendamos o Pinterest, cujo objetivo é exatamente salvar referências visuais. A função de salvar no Instagram também é um ótima opção. Mas lembre-se que esses espaços digitais devem ser visitados frequentemente. 

4. Sinta-se motivada cada vez que olhar para essas imagens.

Isso é IMPORTANTÍSSIMO!!!! Se você começar a se sentir ansiosa ou triste ao olhar essas imagens, pensando que nunca vai chegar alí ou que não é inferior aquelas pessoas na foto, ELIMINE-A imediatamente e repense que é isso mesmo que você quer, ou porque você quer aquilo. Até porque basear planos e sonhos a realidades inatingíveis – entenda aqui como imagens manipuladas e, mais uma vez, o tipo de estilo de vida impostas por terceiros – nunca é uma boa ideia.

Exemplos de Vision Board

Para Projetos (empresas, produtos, marcas, etc)

Cores, formas, tipografias que comuniquem os valores e sentimentos do seu projeto.

Painel do projeto de Autobook de Aline Portela

Projetos Literários

Construa personagens, mundos, figurinos, etc. 

Projeto secreto de Anna Gaudencio (sabe o tal livro? Pois é.)

Estilo de roupas

Guia de compras para construir seu estilo.

Guarda roupas dos sonhos

Sentimentos

Como você quer se sentir? Cuidado aqui, Ok? Lembre-se das nossas recomendações sobre realidades inatingíveis ou fora de contexto. 

Aqui não precisa ter muita lógica, cada imagem representa uma sentimento.

Viagens

Uma dica bônus: Visite o Google Maps no formato street view ou veja vídeos de pessoas passeando nos lugares que você pretende ir, assim você pode gerar o sentimento que você já está lá. Essa dica faz parte da Lei da atração, sentir para atrair. Porém, ainda não testamos se isso de fato funciona, mas cada uma acredita no que quiser, não é mesmo? 

Decoração

É o mesmo esquema de projetos de design: formas, cores, materiais, inspirações em geral.

Projeto do Puxadinho

Painéis impressos

Lembre-se

Concentre-se em inspiração e motivação! Tudo o que gera ansiedade e angústia deve ser repensado e eliminado. Isso é inclusive um bom termômetro para autoconhecimento, com o tempo você deve perceber que talvez esse sonho não seja exatamente seu, ou que ele mudou conforme você cresceu e evoluiu. 

É muito normal que com o tempo algumas dessas imagens perca o sentido, esteja aberta a esse movimento para dar espaço a outros sonhos e projetos. Afinal a vida é fluida, como diria o forrozinho gostoso de Flávio José “amanhã pode acontecer tudo inclusive nada”. Você pode revisar esse painel sobre que for necessário. 

Outra coisa que devemos lembrar é a importância da jornada. Essas imagens devem estimular sua jornada não causar ansiedades para o ponto de chegada.

Finalmente, essa é mais uma ferramenta muito comum em estúdios de criação que pode ser levada para nosso cotidiano. A linguagem visual tem o poder de transportar tudo o que é intrínseco na nossa mente para o plano real e concreto, transforma ideias em comunicação visual, aproxima o mundo dos sonhos a realidade. Tudo isso também é design, vamos puxar sardinha para nosso lado porque cá pra nós, enche nosso coração de alegria associar métodos de design a soluções para o nosso dia-a-dia. 

Por hoje é isso, 

cheiro pra vocês.

Todas as imagens foram extraídas de Pinterest.

Seu comentário

Seu email não será publicado. *