tantra-criatividade-yoga-feminino

Tantra e Criatividade

A Fé, Menina 2019 já está acontecendo e no próximo sábado (9 de novembro de 2019) teremos um momento muito especial. Natali Paiva, artista e professora de tantra yoga, irá nos guiar em uma prática ao encontro do nosso eu criativo. 

Entrevistamos Natali para conhecer um pouco dessa prática e como ela pode nos ajudar a crescer como mulheres, empreendedoras e seres espirituais. 

Saiba mais sobre Natali

Pra começar, o que é tantra?

A prática de tantra é a tecnologia da trama. Saber utilizar do poder da consciência sobre a própria consciência para existir em um corpo estruturalmente conectado do denso ao sutil e do sutil para o denso. 

Como posso usar essa prática para ser mais criativa?

Através da relação com o tantra, entendi que a criatividade é um “surto divino”. Na prática percebe-se que esse “surto” pode ser múltiplo, contínuo e seguro. 

Ilustração de Palloma Paulino

Como o tantra está relacionado ao poder feminino?

Essencialmente e historicamente o tantra é uma prática psico físico energética matrilinear. No yoga tântrico (prática que será experienciada no Fé Menina), experimenta-se a perspectiva energética compilada pelas yoguinis no culto a deusa em sua maior manifestação: Shakti. Reverência-se o aspecto da natureza feminina a partir de uma análise ativa ecocêntrica, onde a “explosão orgástica” é contínua e por isso precisa ser harmonizada através de uma expansão de consciência cíclica

Ilustração de Lu Cavalcante

O que meu equilíbrio interno tem haver com meu trabalho?

Tudo. Toda ação tem seu acionador e direcionador, no caso de nós mulheres esses “eles” são nossos hormônios e circuitos energéticos. A construção e desconstrução vivida no cotidiano do trabalho é fruto da relação íntima que cada mulher pode construir sobre si. Quanto mais fino é o processo de autoconhecimento, mais lapidadas podem ser as soluções para a rotina de trabalho. 

No que essa prática pode ajudar na minha carreira e vida pessoal?

A expansão cíclica proposta pela prática de tantra yoga, objetiva o equilíbrio interno a partir do reconhecimento das fases hormonais/energéticas da mulher para uma melhor performance no equilíbrio externo com a natureza lunar e social. O útero, uma vez acionado, tem a capacidade de produzir memória de pulso afetivo. A ideia é estar em conexão contínua, assim é possível determinar a ação necessária para cada fase hormonal/lunar sem que haja uma sobrecarga de função sobre o corpo. Pois direciona-se força através do reconhecimento da força que existe, da consciência sobre a realidade presente. 

Como será a prática no Fé, Menina?

Estaremos reunidas em processo de ativação corporal e reconhecimento do pulso uterino individual de cada participante. Vivenciamos uma parte teórica sobre a prática, onde tentaremos entender como funciona o processo de reconhecimento do circuito orgástico para poder direcioná-lo para o movimento que necessitamos para nossas vidas. Conheceremos algumas técnicas do yoga (asanas, pranayamas, bandhas e mudras) para serem utilizadas na construção de um cotidiano mais consciente e conectado com a realidade cíclica do feminino.


Vai estar em Caruaru dia 9 de novembro? Então, vem participar conosco da prática de Tantra guiada por Natali. Clique no link a baixo e garanta sua vaga!

Seu comentário

Seu email não será publicado. *