Workflow

O que é mesmo Workflow?

Oii, Como você está?
Estamos muito felizes porque vamos participar do evento Digi & Tal. Durante esses anos de Infinito Criativo, aprendemos muito sobre como planejar e pôr projetos no mundo. Organizamos todo esse conteúdo com muito carinho para apresentá-lo no Workflow – Organize as ideias do seu negócio.

Mas afinal, o que é um Workflow?

A tradução literal para workflow é fluxo de trabalho, e não é à toa. Para muitas culturas está provado que a estruturação de passo a passo para execução de tarefas auxilia muito na fluidez dos processos. Afinal, toda tarefa a ser cumprida por mais simples que possa parecer, possui uma série de passos que sucedem a iniciativa de executá-la.  

Desse modo, o conceito de workflow representa uma sequência de passos necessários para automatizar processos. E isso pode e tem bastante relação com o Design. Uma vez que, dentre as várias contribuições que o design traz para a execução de tarefas, a questão visual está no topo da pirâmide, principalmente pela capacidade de unificar a informação e torná-la compreensível para várias pessoas ao mesmo tempo. No coração do design bate a correta manutenção e entrega da informação.  

Podemos ainda associar a esse conceito a sua capacidade de automação das tarefas, uma vez que existindo um fluxo organizado e documentado com o passo a passo a ser seguido, um determinado processo poderá ser compreendido de forma mais rápida e executado por uma equipe. Essa possibilidade de automação se torna extremamente importante para, por exemplo, a gestão de uma empresa, em todos os seus níveis hierárquicos e processuais. 

E o design nessa história?

Aliado a tudo isso, novamente reforçamos a contribuição que o designer tem em toda essa história. O design em si, é visual; ele busca a sintetização objetiva é universalizada das informações, através de cores, formas, texturas e outros elementos, para que o maior número possível e viável de pessoas compreenda e reproduza em seu ambiente de trabalho ou de convivência social.

Logo, se o workflow é um processo estimulador da fluidez de execução de tarefas, aliado ao design ele reafirma e possibilita a capacidade efetiva de que isso aconteça e seja absorvido por muitas pessoas ao mesmo tempo. 

Toda missão dada requer, primeiramente sua compreensão: qual o problema? o que precisa ser comunicação? quais etapas precisam ser feitas? quais estratégias?. Para que após ser compreendida, ser executada de forma fluida é assertiva. Portanto, se temos ferramentas e estratégias que podem simplificar o volume de informações que recebemos cotidianamente para nossas tarefas, certamente isso garantirá o aumento da produtividade e o consequentemente o compartilhamento e compreensão dessas informações.

Workflow Organizacional

Organize as ideias do seu negócio

Sabemos que a vida de quem empreende é repleta de surpresas, emoções e demandas urgentes. Na jornada de se vêr como gestoras, aprendemos muito sobre a importância dos métodos de organização. Vamos compartilhar com você formas flexíveis e práticas para organizar seu dia-a-dia, planos e metas no Workflow – Organize as ideias do seu negócio.  

O que você pode aprender:
  1. Introdução: porque resolvemos aprender métodos de organização para gerir melhor;
  2. Por onde você pode começar;
  3. Entendendo porque “nunca temos tempo”;
  4. Quais ferramentas e métodos podem te ajudar;
  5. Aprendendo na prática (ferramenta para criar um plano de ações simples).

Beijos
Até a próxima!

Seu comentário

Seu email não será publicado. *