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Como o design constrói valor para Marcas

Consumimos, criamos, compramos e buscamos mais informações o tempo todo! Em um novo formato de sociedade, começamos a compartilhar cada vez mais o que descobrimos, o que fazemos e o que consumimos.

Em um hábito não tão recente, mas cada vez mais crescente, repensamos nosso consumo e, ao compartilhar isso, influenciamos cada vez mais pessoas a repensar isso também. Nos vemos consumindo e produzindo, além de objetos e bens, ideias. E é por meio delas que pessoas, projetos e empresas estão conectando cada vez mais suas visões e objetivos. Em outras palavras, marcas estão procurando inovar mais no seu posicionamento conquistando seguidores, não só em números, mas também em compartilhamento de ideias. 

Em um cenário tão dinâmico, cheio de informações e com tantas vozes e empresas, como acontece a criação de valor de marca? Como empresas conseguem se destacar e estimular seu crescimento a partir de suas marcas? De que forma identificação e posicionamento se relacionam com isso?

Antes de começar a falar sobre valor, vamos conversar sobre Identificação?

Identificação e Marcas

Você, seja por meio da sua figura ou de uma marca, gera identificação para alguém que vai consumir o que você produz. As vezes, quando falamos sobre marca é comum associar essa palavra apenas a um símbolo composto por uma forma, uma cor específica e geralmente acompanhado de uma tipografia com nome da empresa. Você pensou isso?

De forma mais simples podemos exemplificar o uso de marcas em tênis, bolsas ou bonés sendo exibidos pelas ruas… Mas porque as pessoas escolhem esses produtos em relação aos outros? Porque o desejo de exibir esses símbolos pelas ruas e construir assim uma representação individual?  

Porque as pessoas consomem marcas?

Hoje, conseguimos perceber que os significados construídos por trás desses símbolos são os pilares no desenvolvimento de uma marca. Desejamos nos mostrar como mais modernos, mais elegantes e descolados, além disso, consumir de forma consciente, com menos impacto ambiental. Consequentemente, acabamos optando por marcas que representem ou nos possibilitem isso.

É por meio de ações de valor que marcas geram identificação para o público, a partir disso é que são identificados os consumidores e novas estratégias são pensadas. A criação de um símbolo forte e único é extremamente importante para uma construção sólida de marca, mas é preciso também ativar outras áreas de experiência e comunicação para obter mais resultados positivos.

E o tal do Branding?

Com certeza você já ouviu falar de branding ou de gestão de marca,  esses conceitos geram ações que conversam diretamente com as pessoas envolvidas com sua marca, tanto o seu público quanto o time que está por trás dela fazendo tudo funcionar. São as ações geradas a partir do branding que farão com que essas pessoas identifiquem o que você é e passem a consumi-lo. É nesse processo que acontece a identificação, o desejo por fazer parte da marca, adquirir bens e compartilhar essa experiência com outras pessoas. 

E quais são os pontos que estão envolvidos nesse contato entre marca e indivíduo?

Bem, de forma ampla são:

  • O modo como você se posiciona e relaciona diversos elementos (seja verbal ou visual, em ações físicas ou digitais);
  • Envolve a sua marca (como símbolo!), cores, embalagens, etc;
  • A comunicação com seu público e parceiros;
  • O ambiente da sua empresa,

Enfim, os processos produtivos, todas as ideias e valores compartilhadas por você em seu posicionamento e produção.

Como eu vou criar valor para minha marca ou projeto?

Vamos lá, você tem uma razão para fazer o que está fazendo, não tem? É hora de comunicar o que é e atrair mais pessoas. Seu posicionamento precisa ser construído a partir dos valores que norteiam sua empresa. A forma de apresentação disso tudo para o mundo é fundamental. Não é da nem da noite para o dia que se constrói uma identidade de marca: envolve estratégias e tempo para inserção no mercado. 

Quem irá se identificar?
Quais são as soluções que pretendo propor?
E como tudo isso ficará gravado na mente do meu consumidor? 

A resposta para essas e tantas outras perguntas que fazem parte do processo de maturação e gerenciamento de marcas está nas estratégias que o branding pode viabilizar; vão desde a definição do público a ser alcançado até a adequação das campanhas constantes ao conceito da marca que está se construindo e envolve a aplicação de estratégias de design e gestão. 

Cada vez que descobrimos uma marca nova, seguimos nas redes sociais e compartilhamos com amigos, estamos consumindo a sua visão. Isso porque somos atingidos, damos valor, admiramos e convidamos pessoas admirar também.

Do ponto de vista de crescimento, reconhecimento e retorno financeiro, a construção do valor da marca posiciona a empresa no mercado. Além de contribui para aspectos como a expansão de produtos e alcance de novos cenários. Ajuda também, colaborar para a percepção de valor de venda do seu produto .

Enfim, o processo de construção de marcas, a exploração de conceitos unida a uma pesquisa resulta na expressão desses significados. E isso tudo pode ser feito aplicando diversas metodologias do design. Lembre-se que o valor que sua marca entrega é único e precisa ser compartilhado com o mundo!


Você gostou desse conteúdo? Vamos compartilhar mais do que sabemos e que pode te ajudar nessa percepção de valores. Além disso, adoraríamos acompanhar o crescimento do seu projeto. Fala um pouquinho sobre o que você deseja pôr no mundo aqui nos comentários ou via e-mail.

Espero que as dicas te ajudem no seu projeto,
Abraços

Bianca Carvalho

#SejaInfinito

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